Portal da Refrigeração
Google
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Usando um multímetro e/ ou alicate amperímetro


Muitas pessoas que trabalham com refrigeração tem uma certa dificuldade de utilizar um alicate amperímetro. Hoje é um instrumento essencial ao profissional pois permite a ele testar uma série de componentes e realizar medidas elétricas que mostram o correto (ou não) funcionamento do equipamento.

Mostraremos aqui como realizar as leituras mais importantes. Hoje em dia os bons alicates amperímetros na verdade são multímetros com um recurso a mais: a garra para medir a corrente ("amperagem").

Cuidados com o aparelho

  • Evite usar o aparelho nas partes dos equipamentos elétricos onde existam altos níveis de tensão e frequência;
  • não mantenha o multímetro em locais quentes, úmidos ou onde exista luz solar, pois esta incide diretamente sobre ele;
  • Assegure-se de que a faixa selecionada é a apropriada para se obter a leitura;
  • Remova as pontas de prova do circuito que estiver sendo testado antes de acionar a chave seletora;
  • Todo multímetro/ alicate amperímetro de boa qualidade é provido de um fusível de proteção. Caso o aparelho não funcione em nenhuma escala, é provável que o fusível esteja aberto. Neste caso, substitua o fusível e tente novamente;
  • O multímetro/ alicate amperímetro é uma das ferramentas mais importante para trabalho de reparação. Portanto, conserve-o sempre em bom estado.

Conhecendo o amperímetro

painel principal de um multímetro ou alicate amper?metro digital

Leitura de corrente

alicate amper?metro medindo corrente de um fio

Para medir a corrente alternada, basta colocar a garra do alicate no fio fase, como mostra a figura abaixo.

Utilizamos a escala de 200V somente para medição de tensão abaixo de 220V. No caso de dúvida, deixamos na escala de 750V ou 1000V por segurança.

Leitura de tensão - corrente contínua a alternada

No caso de leitura em corrente contínua a ponta de prova deve ser respeitada. Coloque a ponta de prova negativa (preto) no chassi (terra), e a ponta de prova positiva (vermelho) no ponto a ser medido. No caso de erro de polaridade, aparecerá apenas um sinal negativo (-) no visor, e a tensão medida será normal.

Normalmente utilizamos a escala de tensão ("voltagem") sempre maior do que o que medimos, para que haja precisão e segurança do aparelho. Caso contrário, deixe na escala alta e só faça a medição. No equipamento digital, se você esquecer de mudar a escala de voltagens, não precisa se preocupar, pois a maioria deles tem circuito de proteção interna.

O único cuidado será observar se a escala está correta ou não, ou seja, a corrente é alternada ou a corrente é contínua.

No caso de corrente alternada não é preciso respeitar a ponta de prova - os valores serão os mesmo utilizando-se uma ou outra.

Escala de resistência

Sempre que for medir a resistência do resistor, a escala deverá ser sempre maior do que o valor do resistor, por exemplo, se você tem um resistor de 120 OHMS, a escala deverá ser de 200.

Outro exemplo: um resistor de 15KOHMS. A escala de resistência deverá ser de 20K OHMS. Atenção: não use a escala em nível muito alto para medir um resistor muito baixo, pois você não conseguirá obter os valores decimais no visor.

A tabela a seguir mostra os códigos de cores de resistores para se comparar os valores deles com os efetivamente lidos no equipamento:

Tabela de código de cores de resistores

escala de resitência no multímetro ou alicate amperímetro digital

Share |
comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Google

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - diHITT - Notícias

Sites Parceiros:
Eletrodomésticos Fórum - site parceiro 
				do Portal da Refrigeração