Portal da Refrigeração
Google
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Alternativas ao R-12 - misturas (blends)


O uso dos CFCs, dentre eles o R-12, prejudica a camada de ozônio. Por isso foram sofrendo restrições ao uso pelo Protocolo de Montreal.

Em alguns casos serão banidos como será o caso do R-12. Daí a importância de saber quais as alternativas para a substituição dele nos reparos em que seja necessário dar uma nova carga de gás.

Podemos dizer que existem 4 misturas de fluídos refrigerantes para substitui o R-12, dependendo da aplicação. Todas foram desenvolvidas com o objetivo de obter um fluído refrigerante com pressões e temperaturas bastante próximas às do R-12, sem causar danos à camada de ozônio.

É importante lembrar que um compressor para uso com o R-134a e o próprio R-134a não devem ser aplicados em sistemas que já tenham operado com o R-12 ou misturas. As impurezas e os resíduos de óleo lubrificante que permanecem no sistema são incompatíveis com o R-134a e o óleo éster.

Devido a diferença de densidade dos componentes da mistura, a carga de gás deve ser feita na forma de líquido e o compressor deve permanecer desligado.

Os materiais utilizados como isolamento do motor elétrico de um compressor hermético devem manter suas propriedades físicas e químicas inalteradas durante a vida útil do sistema. O fluido refrigerante substituto ao R 12 e o óleo lubrificante irão criar uma nova atmosfera química dentro do compressor. Constatou-se que a reação química ao isolamento do motor elétrico, é mais severo na presença de R-22 + óleo mineral do que R- 22 + óleo alquilbenzeno. Como grande parte das misturas de fluidos refrigerantes utilizam o R-22 como um de seus componentes, é necessário que o compressor utilize óleo sintético alquilbenzeno aditivado. Não devem ser utilizadas misturas de fluidos refrigerantes com óleo mineral.

O filtro secador normalmente utilizado para sistemas que operam com R-12, deverá ser substituído por um compatível com a mistura. Entre os filtros secadores com molecular sieves comercializados no mercado poderemos utilizar o XH9 ou o Universal (MS594).

Para a maioria dos sistemas, a carga de gás da mistura deve ser de 75% a 90% do peso da carga original de R-12.

Misturas (blends) recomendados >
Refrigerante Fabricante Composição Aplicação recomendada
Suva MP66 (R-401b) DuPont 61% R-22 11% R-152a 28% R-124 Temperatura de evaporação menor do que -23oC.
Suva MP39(R-401a) DuPont 53% R-22
13 % R-152a 34 % R-124
Temperatura de evaporação maior do que -23oC.
FX56 (R-409a) Elf Atochem 60% R-22 15% R-142b 25% R-124 Aplicações de média e baixa evaporação
Isceons-49 (R413a DuPont 88% R-134a 9% R-218 3% R-600a Aplicações de média e baixa evaporação

Recolhimento e reciclagem do R12 no Brasil

Uma outra alternativa é usar o R12 recolhido e reciclado por alguma empresa. Selecione o Estado e você vai ver as empresas que trabalham com o Recolhimento e reciclagem:

Share |
comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Google

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - diHITT - Notícias

Sites Parceiros:
Eletrodomésticos Fórum - site parceiro 
				do Portal da Refrigeração