Portal da Refrigeração
Google
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Bomba de vácuo para refrigeração

parte 2


Anterior

O motivo da bomba de vácuo ser indispensável na refrigeração

A umidade em um sistema de refrigeração (unidade selada), representa a principal origem de defeitos, causando desde congelamentos à corrosão, danificando e obstruindo válvulas, filtros e tubulações. A umidade em forma de vapor (umidade relativa) é encontrada em toda parte, tanto nos sólidos como nos líquidos e gasosos.

Para podermos avaliar o problema que é a umidade, convém examinar o efeito causado dentro do sistema. A umidade, geralmente localizada no lado de baixa pressão, acarretará como consequência a obstrução do tubo capilar ou da válvula de expansão pois poderá congelar. Se aquecermos o ponto de congelamento, os cristais de gelo passarão novamente para o estado de vapor e o fluído refrigerante voltará a circular normalmente, porém, após algum tempo, voltará a bloquear a passagem do fluído refrigerante.

A umidade poderá ainda ser deslocada através do sistema, pelo arraste do fluído refrigerante.

O fluído refrigerante pode combinar-se com a umidade decompondo-se na formação de ácidos, processo acelerado pela temperatura elevada, induzindo ainda à oxidação. O óleo incongelável usado em compressores selados, tem grande afinidade com a água. Esta, transformada em ácido, combinasse com o óleo, percorrendo as partes sujeitas a lubrificação, corroendo-as.

As peças componentes de  uma bomba de vácuo

Share |
comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Google

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - diHITT - Notícias

Sites Parceiros:
Eletrodomésticos Fórum - site parceiro 
				do Portal da Refrigeração