Portal da Refrigeração
Google
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

O ciclo de ar - como funciona o ar-condicionado

Parte 2


Anterior

Grelhas de insuflação

As grelhas, uma vez que o ar foi conduzido pelo sistema de dutos, realizam a distribuição dele no ambiente a ser condicionado. São utilizadas para assegurar uma distribuição uniforme do ar em uma altura adequada acima do piso.

Alguns tipos distribuem o ar em forma de "leque" ou como jato direto, ou ainda outros realizam uma distribuição combinada mediante os processos acima mencionados

A posição, quantidade e tipo de grelha podem contribuir conforme os cuidados no projeto ao conforto ou desconforto da zona condicionada.

Ambiente a ser condicionado

O espaço que deve ser condicionado é uma das partes mais importantes pois dele depende a capacidade do ar-condicionado, nele estão as cargas térmicas, nele deve ser insuflado e retirado o ar.

Para se calcular a capacidade do ar-condicionado usa-se o cálculo de carga térmica.

Grelhas de retorno

São aberturas colocadas na superfície do ambiente, que permitem o ar passar para o duto de retorno. Estão normalmente colocadas na parede oposta às grelhas de insuflamento.

Por exemplo, se o duto de insuflamento está colocado no teto do ambiente ou numa parede próxima do teto, o duto de retorno deve ser colocado no piso, ou numa parede, próximo do piso.

Isto não é verdadeiro em todos os casos, em alguns sistemas ambos os dutos, de insuflamento e o de retorno estão colocados nas proximidades do piso ou do teto. A principal função do duto de retorno é a de permitir a passagem do ar desde o ambi­ente para o equipamento condicionador.

Filtros

Como já indicado, todo o ar insuflado em um recinto deve estar limpo. O equipamento usado para tal fim consiste em filtros de ar.

Normalmente são colocados em algum lugar no duto de ar de retorno. São fabricados conforme diversas condições e especificações, podendo ser do tipo seco, espuma de vidro ou de composições plásticas, ou eletrostático, que opera atraindo as partículas de pó ou sujeira mediante o uso da eletricidade.

Veja mais em filtros para ar-condicionado.

Serpentinas de resfriamento e aquecimento

A serpentina de resfriamento, a de aquecimento ou a câmara de combustão podem ser localizadas antes ou depois do ventilador porém sempre depois do filtro. Um filtro antes destes integrantes do circuito é necessário para prevenir excesso de sujeira e de poeira sobre as superfícies das serpentinas.

Alguns aparelhos de ar-condicionado operam com o chamado ciclo reverso, onde a serpentina de aquecimento é a mesma de resfriamento. Consegue-se isso invertendo o percurso do gás refrigerante em geral através de uma válvula solenoide.

Outros aparelhos com capacidade de aquecimento usam resistências elétricas, tal como alguns splits da Gree. Deve-se evitar um aparelho desse tipo devido ao alto custo com a conta de energia.

Share |
comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Google

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - diHITT - Notícias

Sites Parceiros:
Eletrodomésticos Fórum - site parceiro 
				do Portal da Refrigeração