Portal da Refrigeração
Google
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Curso técnico de refrigeração e ar-condicionado - entendendo o que vale a pena fazer


Nós últimos cinquenta anos o ramo de aquecimento, ventilação  e ar-condicionado (HVAC) sofreu uma profunda mudança tecnológica. Passou de uma era em que a refrigeração era feita com blocos de gelo para outra com profissionais com grande conhecimento técnico.

Os avanços mais rápidos ocorreram nos últimos quinze anos e ainda estão acontecendo. Hoje os técnicos necessitam cada vez mais do que apenas uma pequena mala de ferramentas e um cilindro de gás refrigerante. Está se tornando fundamental ter conhecimento em automação e eletrônica para lidar com os modernos equipamentos de HVAC.

Muitas das mudanças ocorreram devido ao avanço tecnológico e uma crescente preocupação com o meio ambiente. Cientistas alertam que a liberação constante de gases refrigerantes para a atmosfera iria destruir a camada de ozônio, tornado a Terra desprotegida dos perigosos raios ultravioletas vindos do sol. Para prevenir a destruição da camada de ozônio, leis e protocolos  foram criados determinando quais os gases refrigerantes seriam fabricados e como seriam usados. Novos equipamentos foram desenvolvidos para atender a esses requisitos e eles precisam de habilidades e treinamento para serem operados corretamente.

Um técnico de refrigeração precisa estar familiarizado com os complexos dispositivos eletrônicos cada vez mais utilizados em sistemas de refrigeração. Está se tornando comum ver sistemas de refrigeração e aquecimento inteiramente automatizados. Prédios comercias usam sistemas computadorizados ainda mais sofisticados.

Importância da refrigeração e do ar-condicionado

Existem poucas atividades da vida moderna que não sofreram influência da refrigeração e do ar-condicionado. Operações de negócios, processos de manufatura, armazenamento de dados e de alimentos perecíveis, transporte, etc., muitas dessas atividades dependem de temperaturas controladas. Especialistas são necessários para projetar, instalar e manter sobre controle tais ambientes, que variam de uma casa a locais espaciais.

A indústria de refrigeração e ar-condicionado ajuda a manter a vida moderna. O ar-condicionado aumenta a eficiência das empresas ao mesmo tempo levando conforto para esses ambientes. Mais e mais fábricas estão instalando sistemas de ar-condicionado. Tratores e colheitadeiras tem ares-condicionados em suas cabines. Muitas frutas e vegetais são refrigerados imediatamente após terem sido colhidos – a qualidade deles torna-se muito melhor por isso.

O resfriamento e congelamento da carne e seus produtos tornou possível seu manuseio em condições sanitárias adequadas muito melhor do que seria possível sem a refrigeração mecânica.

O projeto, fabricação, venda, instalação e manutenção de equipamentos de refrigeração criaram muito empregos que não existiam a uma geração atrás. Oportunidades de empregos em especificação de equipamentos de refrigeração e ar-condicionado e a venda deles cresceram junto com a indústria.

A indústria de refrigeração e ar-condicionado

A indústria de refrigeração e ar-condicionado geralmente é dividida em três áreas.

  • Doméstica: cobre refrigeradores domésticos (“geladeiras”), freezers e ares-condicionados do tipo janela. Ares-condicionados splits de pequeno porte também estão nessa divisão;
  • Comercial: inclui pequenos sistemas automatizados. Tais sistemas são utilizados em lojas, supermercados, resfriadores de líquidos, refrigeração marítima, ar-condicionado automotivo, ar-condicionado de caminhões, etc;
  • Industrial: grandes sistemas de ar-condicionado, armazenamento frigorífico. São sistemas complexos que quase sempre exigem um engenheiro especialista em refrigeração.

Quanto mais complexo o equipamento, mais qualificações são exigidas do profissional e consequentemente sua remuneração é mais alta. Um profissional da refrigeração industrial frequentemente tem remuneração mensal superior a R$ 10.0000,00.

Um técnico especialista em refrigeração insdustrial tem uma remuneração elevada

Oportunidades de empregos relacionados com a indústria de refrigeração e ar-condicionado

A lista abaixo dá apenas uma ideia dos empregos disponíveis na área refrigeração e ar-condicionado:

  • Técnicos de refrigeração
  • Supervisores
  • Engenheiros  projetistas
  • Engenheiros de venda
  • Instaladores
  • Técnicos de manutenção

Como podemos ver pela lista acima, a responsabilidade das pessoas trabalhando com equipamentos de refrigeração, ar-condicionado e HVAC varia muito, da mesma forma como o tipo de serviço feito e a remuneração por isso.

Para se qualificar para os empregos mais bem remunerados da indústria de HVAC, o técnico precisa ter uma boa comunicação interpessoal, boa base em cálculos matemáticos práticos e algum conhecimento de física e química.

O ideal seria  ao mínimo um ano de treinamento em sistemas de refrigeração, ar-condicionado e HVAC. O treinamento deveria incluir parte teórica e parte prática em laboratórios e oficinas.

Hoje o Brasil vive um déficit de profissionais com boa formação técnica. A oferta de empregos para na indústria de HVAC está muito aquecida e o salário médio vem subindo. Devido ao déficit de mão de obra acredita-se que haverá migração de profissionais de outros países para o Brasil, atraídos pelo crescente salário.

A hora é essa para se especializar na área. Procure um curso de refrigeração e ar-condicionado de boa qualidade, tanto na parte teórica quanto na prática. Uma boa ideia é começar pelo SENAC mais próximo.

Share |
comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Google

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - diHITT - Notícias

Sites Parceiros:
Eletrodomésticos Fórum - site parceiro 
				do Portal da Refrigeração