Portal da Refrigeração
Google
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Corte e curvatura (dobra) de tubos


Existem várias ferramentas no mercado para cortar e curvar tubos de cobre.

Independente de qual ferramenta for utilizada, o tubo deve ser cortado sempre em 90º de modo a não ocasionar um flange não centralizado. Como o corte do tubo quase sempre deixa rebarbas, elas devem ser retiradas utilizando-se um escareador – raspando com a ponta afiada. Grande parte dos cortadores de tubo já vem com um escareador.

Para áreas de difícil acesso pode-se usar o mini cortador de tubo cuja operação é similar ao cortador normal.

Nenhuma limalha deve entrar no tubo. Se estiver cortando tubo flexível, amasse a extremidade do lado que do corte que não será utilizado – o que diminuirá a possibilidade de limalha entrar no tubo.

Existem diversas ferramentas para cortar e dobrar tubos

Dobrando/ Curvando tubos

Requer algum tempo dominar a técnica de dobrar tubos. Embora não sejam necessárias ferramentas especiais para dobrar tubos de bitolas pequenas, um trabalho mais bem feito será conseguido com elas.

Os tubos devem ser dobrados de modo que não haja nenhuma deformação. Por isso é necessário ter cuidado para manter a dobra redonda, sem deformações e achatamentos.

A dobra do tubo deve ter pelo menos 5 x o seu diâmetroO diâmetro mínimo para a dobra deve entre 5 a 10 vez o diâmetro do tubo.

Os tubos devem ser dobrados lentamente e com cuidado. Sempre é aconselhável usar o dobrador disponível que tenha o maior diâmetro, o que ajuda a diminuir a possibilidade de achatamento do tubo. Também não tente fazer a dobra de uma vez só – vá dobrando gradualmente: existe uma maior probabilidade que uma pressão súbita no tubo quebre-o ou deforme-o.

Uma ferramenta barata para dobrar tubos são as molas dobradoras e que são facilmente transportáveis. Estão disponíveis em vários tamanhos e podem ser usadas tanto dentro quanto fora do tubo. As molas podem ser usadas dentro para fazer dobras perto do fim do tubo. No caso de tubos muitos longos, que precisam ser dobrados no meio, as molas devem ser usadas externamente. Uma mola interna para tubo de ½” é usada externamente em tubos de ¼”.

As molas dobradoras tendem a ficar presas no tubo após a dobra. Para soltá-las, basta torcê-las, o que altera um pouco o diâmetro das molas, soltando-as.

Quando é preciso dobrar um tubo usando uma mola externa e perto de onde ficará o flange, primeiro deve ser dobrado o tubo e depois feito o flange. Já com uma mola interna, ela pode ser usada tanto antes quanto depois do flange.

Existem outras ferramentas para dobrar tubos além das mola:

Um dobrador de tubo que aceita três diâmetros diferentes é mostrado na figura abaixo:

Procure sempre usar um dobrador de tubo adequado ao curvar tubulações

O dobrador acima normalmente é utilizado para dobrar tubos de ¼”, 5/16” e 3/8”.

Share |
comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Google

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - diHITT - Notícias

Sites Parceiros:
Eletrodomésticos Fórum - site parceiro 
				do Portal da Refrigeração