Portal da Refrigeração
Pesquisa Personalizada
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Ferramentas para manuseio de tubulação de cobre

  • paquímetro;
  • cortador de tubos;
  • conexões;
  • flangeador;
  • alargador;
  • corte de tubos;
  • expansão de tubos com flangeador;
  • uso do alargador;

Trabalhar com refrigeração e ar-condicionado requer o conhecimento de como preparar tubos de cobre (e alguns outros metais) para conexão, flangeá-los e soldá-los, se for caso. Para executar esta tarefa é preciso conhecer um pouco sobre metais, régua graduada, paquímetro, cortador de tubos, conexões, flangeador e alargador.

Genericamente metal é definido como uma substância que tem brilho próprio e conduz calor e corrente elétrica.

Cobre é um metal muito usado na indústria. É um bom condutor de eletricidade e, por ser flexível, pode ser estirado e transformado em fios. Para uso industrial, o cobre se apresenta sob a forma de vergalhão, chapa, fio e tubo. Na refrigeração só nos preocupamos com o cobre em forma de tubo.

Comercialmente o cobre é vendido pelo diâmetro externo da parede, em polegadas e com espessura interna da parede de 1/32". As medidas que comumente são utilizadas estão na tabela abaixo:

Diâmetro externo Espessura da parede kg por metro
1/4" 1/32" 0,124
5/16" 1/32" 0,158
3/8" 1/32" 0,199
1/2" 1/32" 0,263
5/8" 1/32" 0,333
3/4" 1/32" 0,403
7/8" 1/32" 0,473

Paquímetro

É um instrumento de precisão usado para tomar medidas lineares, que apresentem comprimento, largura, altura e espessura de peças. Permite a leitura de frações de milímetros e de polegadas por meio de uma escala chamada nonio ou vernier.

A precisão do paquímetro varia. Em geral e de 0,05 mm, 1/128" ou 0,001". E composto de duas partes principais: corpo fixo e corpo móvel. O corpo móvel, onde fica a escala de nonio é chamado de cursor:

Paquímetro - descrição

A leitura do paquímetro em décimo de milímetro é feita na escala nonio, que tem comprimento total de 9 mm e está dividida em 10 partes iguais: 9 mm: 10 = 0,09 mm. Cada divisão de nonio 0,1 mm é menor do que cada divisão da escala em milímetros. Depois, contar os traços de nonio até encontrar um que coincida com um traço da escala de milímetros, para obter os décimos de milímetro.

Cortador de tubos

É uma ferramenta feita de duralumínio e aço, que permite cortar tubos para a realização das operações de substituição dos componentes do ciclo de refrigeração ou emenda de tubos.

Alguns dispõem de roldanas e lâminas de corte com diâmetro maior. Outros tem rebarbador para limpar a extremidade interna do tubo quando o corte e feito.

Cortador de Tubo Rebarbador do Cortador

Conexões para tubos

São peças utilizadas para unir dois ou mais tubos. Existem vários modelos, fabricados de acordo com o trabalho a ser executado.

Tipos de conexões

Flangeador de tubo

É a ferramenta usada para dar forma à extremidade do tubo. O flangeamento permite vedação completa quando se unem tubulações, válvulas e registros. É composto de base ou estampo e de um grampo que contém um parafuso em seu corpo.

Na extremidade do parafuso encontra uma ponta cônica giratória que, ao ser encaixada no tubo, permite o giro do parafuso sem que haja atrito na parte a ser flangeada.

foto de um flangeador de tubo

O bom flangeamento depende das condições do tubo e do flangeador. Por isso é necessário que os dois estejam em bom estado.

Alargador de tubo

É a ferramenta usada para alargar a extremidade do tubo de maneira a permitir colocar um dentro de outro que tenha o mesmo diâmetro, através da parte alargada.

Existem três tipos: de impacto, de expansão e de repuxo. O alargador de impacto é o mais comum e possui outro modelo, chamado de alargador de apêndice, usado para inserir o capilar no tubo de sucção.

Alargador de tubo

O alargador de expansão é o mais prático e perfeito, porém o menos comum. É constituído de mandril, que deve ser encaixado no tubo a ser expandido, e de uma alavanca. O alargador de repuxo só é usado em casos especiais, pois depende de uma máquina de furar, de coluna.

Corte de tubos de cobre

Para cortar tubos o primeiro passo é posicionar o tubo no cortador. Depois gire o parafuso do cortador até que o disco de corte encoste levemente no tubo. Gire o cortador em volta do tubo apertando gradativamente a cada volta. O cortador deve ser girado levemente em volta do tubo, a fim de obter um corte perfeito.

Evite pressão exagerada pois ela pode provocar deformações no tubo.

Com o auxílio do rebarbador, tire as rebarbas do tubo, com cuidado para não se ferir. Não aprofunde muito o rebarbador. A parte da rebarba deve ser voltada para baixo, para que os resíduos não deslizem para o interior do tubo.

Expansão de tubos de cobre com flangeador

Prenda o tubo na base do flangeador, no buraco correspondente a medida do tubo. Se for necessário faça uso do paquímetro para medi-lo corretamente.

Prenda no lado da base que possui furos escareados e chanfrados. O tubo deve ser preso de modo que a parte a flangear não fique muito saliente em relação a superfície.

Somente a prática indicará qual altura da parte do tubo que ficara saliente para que uma boa vedação seja alcançada.

Em seguida coloque o grampo do flangeador na base, de modo a ficar na posição vertical.

Rosqueio o parafuso do grampo de modo que a parte cônica comprima completamente a extremidade do tubo. Se o flange ficar irregular, corte a parte flangeada do tubo, retire as rebarbas e faça novamente o flange.

Uso do alargador em tubos de cobre

Para alargar tubos com o alargador de impacto, o primeiro passo é fixar o tubo na base do flangeador. Em seguida posicione o alargador na extremidade do tubo. Alargue o tubo, batendo no alargador com o martelo.

Uso do alargador de tubo

A cada martelada, gire o alargador para evitar que fique preso no tubo e também para não deformar o tubo. O alargamento está pronto quando a extremidade do tubo encostar no escalonamento do alargador.

Veja também:

comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Pesquisa Personalizada

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet