Portal da Refrigeração
Pesquisa Personalizada
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

O que é refrigeração


Numa definição bem simples, podemos dizer que a refrigeração é remover o calor de um corpo.

O calor, é uma forma de energia que o homem não pode destruir. Por isso, ao ser removido, o calor é transferido de um local onde não é desejado para um outro onde não incomoda.

Ao ser removido o calor, a temperatura da substância da qual ele foi removido tende a cair enquanto a temperatura da substância que absorve calor tende a subir.

Uma aplicação prática desse princípio na refrigeração é uma sala refrigerada:

  1. o calor do ar interno passa através do evaporador do condicionador de ar;
  2. dentro do evaporador circula refrigerante a uma temperatura inferior. Ao entrar em contato com as tubulações por onde circula o refrigerante, o ar interno perde calor para ele;
  3. O calor é absorvido pelo refrigerante dentro do evaporador e levado o condensador;
  4. Na próxima etapa o calor se move do refrigerante dentro do condensador para o ar externo.

Existem quatro categorias básicas de refrigeração mecânica:

  • ar-condicionado para conforto;
  • refrigeração;
  • ar-condicionado para processo;
  • refrigeração de baixa temperatura.

Um erro comum em quando pensamos em ar-condicionado para conforto é enfocarmos apenas o aspecto refrigeração. Na verdade, é muito mais do que isso. O ar-condicionado completo é proporcionado por um sistema que pode aquecer, umidificar, esfriar, ventilar, filtrar e circular o ar. A maioria dos equipamentos que existem executam apenas um trabalho parcial.

A refrigeração refere-se ao processo de refrigeração mecânica para esfriar e congelar alimentos. Envolve também a produção de gelo para fins comerciais.

O condicionamento de ar para processo tem as coisas como objetivo. Ele visa condicionar o ar conforme o necessário para tornar o processo de produção mais efetivo. Vide o caso, por exemplo, da fabricação de doces.

Os trabalhos com baixa temperatura utilizam a refrigeração mecânica para esfriar e congelar uma variedade de materiais para fins industriais e médicos. As temperaturas alcançadas costumam estar abaixo de -18o.C e as vezes são inferiores a -190o.C. A criogenia e o envasamento de gases em cilindros são exemplos desse processo.

Veja também:

comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Pesquisa Personalizada

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - Um site da HHC Internet