Portal da Refrigeração
Google
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Tubos


A maior parte dos tubos usados em refrigeração e ar-condicionado é feita de cobre. São tubos industrializados de forma a obterem as especificações necessárias para o uso. No entanto, em alguns casos específicos, tubos de outros materiais precisam ser utilizados no lugar do cobre.

Tubos de cobre

Os tubos de cobre para refrigeração e ar-condicionado estão disponíveis em dois diferentes tipos de maleabilidade: flexível e rígido.

Os tubos flexíveis são aquecidos e depois resfriados na fabricação,  tornando-os capazes de serem dobrados e flangeados. Por outro lado, por serem “moles”, os tubos flexíveis quase sempre precisam de suportes e braçadeiras quando são instalados.

Já os tubos rígidos precisam de muito menos suportes e braçadeiras principalmente em grandes bitolas. No entanto para dar a tubulação o desenho desejado, pode ser necessário um grande número de soldas nas conexões dos tubos rígidos, aumentando muito a possibilidade de um vazamento.

Tubos de aço

Alguns tipos de tubo de aço são usados em refrigeração e ar-condicionado. Os tamanhos são praticamente os mesmos dos tubos de cobre.

Tubos de cobre não podem ser usados com amônia (refrigerante R717) – existe uma possibilidade de ocorrer uma reação química (corrosão) entre a amônia e o cobre. Utilizam-se tubos de aço.

Tubos de aço inoxidável

São tubos fortes e muito resistentes à corrosão. Costumam ser empregados no processamento de alimentos, fabricação de sorvetes, equipamentos de refrigeração para leite e assemelhados.

O tubo de aço inoxidável mais utilizado na refrigeração é o 304, que não é magnético.

Tubos de PVC

Os tubos de PVC não são usados nos equipamentos que compões o ciclo de refrigeração. Seu uso mais comum é para linhas de água gelada, condensadores resfriados a água.

Tubos flexíveis de borracha

Em alguns equipamentos de refrigeração e ar-condicionado, particularmente os comerciais e industriais, as linhas de líquido e sucção precisam ser flexíveis. Também o ar-condicionado automotivo precisa de tubos flexíveis.

A mangueira de borracha desses tubos é feita de materiais especiais, que resistem bem ao tempo e permanecem flexíveis. Tais materiais também não permitem que o fluído vaze através da parede de borracha.

As mangueiras de borrachas são facilmente conectadas às conexões disponíveis no mercado, em conformidade com as especificações SAE.

Conexões usadas em tubulações de refrigeração e ar-condicionado normalmente seguem as especificações SAE

Veja também: corte de tubos, conexão de tubos, tubos de alumínio

Share |
comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Google

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - diHITT - Notícias

Sites Parceiros:
Eletrodomésticos Fórum - site parceiro 
				do Portal da Refrigeração