Portal da Refrigeração
Pesquisa personalizada
Feeds do Portal da Refrigeração
Portal da Refrigeração também  está no Twitter
Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar condicionado e refrigeração no YouTube

Ar condicionado split – dicas antes de comprar


Ainda estamos na primavera mas a temperatura vem subindo e é bem possível que esese verão seja tão quente quanto o do ano passado. Então é hora de verificar o funcionamento do ar condicionado e, se for o caso, comprar um novo. E se houver a necessidade de comprar quase com certeza é questão de avaliar se vale a pena comprar um ar condicionado split.

O ar condicionado split veio para ficar. Melhor dizendo, veio para substituir o ar condicionado de janela. Em muitos países praticamente só existe ar split a venda – na China, por exemplo, a quase totalidade de ar condicionados vendidas é split. O mesmo deve acontecer no Brasil em poucos anos.

Infelizmente ainda existe muita mistificação em relação ao ar split no Brasil. Uma parte da culpa por isso cabe aos próprios técnicos de refrigeração que criam dificuldades para depois vender facilidades $$$ na instalação.

Abaixo mostraremos o que você deve saber ao comprar um ar condicionado split para não se arrepender depois

Por que tenho de pagar a instalação de um ar condicionado split ?

Ao contrário de um ar condicionado de janela, salvo você ser um técnico ou mecânico de refrigeração não conseguirá instalar corretamente o ar split, por falta das ferramentas necessárias.

Split em inglês significa dividido e é exatamente isso que ocorre com o ar split. A unidade que resfria o ambiente (chamada de evaporadora) é separada da unidade que contém o compressor (chamada de condensadora). A ligação entre elas é feita por meio de tubos de cobre e fios elétricos.

No interior desses tubos de cobre circula o gás R22 (popularmente conhecido como Freon). Só que antes de ser colocado o R22 na tubulação é necessário eliminar o ar atmosférico que existe dentro dela, o que é chamado de dar o vácuo. Esse processo é feito através de um equipamento chamado de bomba de vácuo. E na prática tirando técnicos e mecânicos de refrigeração, ninguém tem bomba de vácuo.
É indispensável dar o vácuo na tubulação. Sem ele o compressor irá se danificar em pouco tempo.

Se a pessoa que você contratou para instalar o seu ar split disser que não é necessário, gentilmente agradeça a ela e procure uma outra.

Você pode encontrar pessoas e empresas habilitadas a instalar ar splits em nossa seção de classificados. Embaixo você confere no vídeo uma instalação profissional de um split feito pela Helber Refrigeração, do Rio de Janeiro.

Necessidade de um ponto de dreno para o ar split

Todo ar condicionado em funcionamento condensa água, e isso dá origem ao famoso pinga-pinga. Um ar split é igual a qualquer outro ar condicionado: também condensa água e ela precisa ser eliminada.
No entanto, enquanto no ar condicionado de janela a água sai por um orifício na parte traseira do aparelho que fica fora do ambiente que é refrigerado, no ar split ele sai na parte que refrigera o ambiente.

Isso cria uma dificuldade adicional na instalação do ar split: decidir aonde essa água será drenada. É importante que você pense nisso antes de comprar pois essa é uma das coisas que dá mais problemas na instalação.

Preciso fazer obra para instalar um ar condicionado split ?

A melhor resposta para essa pergunta é depende...

Se você não se importar de ver passando uma tubulação ao longo da sua parede, ligando a evaporadora a condensadora, você não precisa fazer obra.

Por outro lado, se você tiver uma preocupação estética, terá de contratar um pedreiro para embutir a tubulação dentro das parede.

Hoje quase todos os bons instaladores revestem a tubulação com uma fita PVC dando uma melhor aparência a ela. Mesmo assim não é uma coisa “bonita” de se ver.

O ar condicionado split é mais silencioso ?

Separando o compressor da unidade que refrigera o ambiente, o ar condicionado split se torna mais silencioso que o modelo equivalente de janelaSim, por estarem separadas a unidada que refrigera o ambiente (evaporadora) da unidade que contem o compressor (condensadora) e é responsável por grande parte do barulho de um ar condicicionado, o ar split é mais silencioso do que um equivalente de mesma capacidade em BTUS do tipo janela.

O desenho ao lado mostra essa separação.

Distância máxima entre evaporadora e condensadora no ar split

A unidade que refrigera o ambiente (evaporadora) é separada da unidade do compressor (condensadora) mas existe uma distância máxima para isso.

Essa distância é menor nos aparelhos de menor capacidade e maior nos de maior, respectivamente. Por exemplo existem ar split que a evaporadora pode estar afastada até 9 metros da condensadora; já em alguns aparelhos de 48.000 BTUS essa distância pode chegar até 30 metros, conforme a marca e o modelo.

Essa informação, de distância máxima, consta no manual de instalação que vai junto com o aparelho e você também pode consultá-la no site dos fabricantes.

Se você está comprando um ar condicionado split porque não tem condição de instalar um aparelho de janela no local desejado, consulte a informação de distância máxima de tubulação antes de comprá-lo.
E também leve em consideração que a cada curva que a tubulação de cobre faz, a distância encurta em 1 metro. Ou seja se for necessário fazer 4 curvas com a tubulação de cobre a distância máxima entre as unidades cairá para 5 metros, no caso de um ar split de 7.000 BTUS com distância máxima de 9 metros.

O ar condicionado split refrigera a mesma coisa?

Se um ar condicionado split for bem instalado, ele refrigera tanto quanto um ar condicionado de janela. Por outro lado, se for mal instalado irá refrigerar bem menos.

Quanto a refrigeração, se a instalação do ar split for bem feita, não há diferença. No entanto quanto a troca de ar existe sim e muita.O ar condicionado split não renova o ar do ambiente. Nos modelos de janela existe sempre a possibilidade de se abir uma pequena passagem para fazer essa renovação enquanto no ar split isso não ocorre.

Ou seja se a renovação do ar for importante, nem pense em instalar um ar split

Custo de limpeza e manutenção do ar split

A limpeza e manutenção de um ar condicionado split sempre dá mais trabalho que a de um modelo de janela. Por isso você irá pagar mais caro.

O preço ficará ainda mais caro se houver a necessidade de remover uma das unidades. Quando é feita a remoção, o ar split precisará ser instalado novamente, ou seja, será necessário dár vácuo na tubulação e isso será cobrado de você.

Existe um lugar que venda ar condicionado split barato ?

Você vai encontrar ofertas de ar split em muitas lojas. No entanto, nós sempre indicamos que você não deixe de pesquisar também no Wall Mart.

Ela é a maior empresa de varejo do mundo e não quer crescer apenas no ramo de supermercado no Brasil. De vez em quando eles colocam ofertas de ar-condicionado a preços muito abaixo da concorrência. Vale a pena conferir antes de comprar em outro lugar.

Também é comum eles cobrirem o preço da concorrência.

Share |

comments powered by Disqus

Email gratuito seu_nome@email.refrigeracao.net ? E por que não?
Inscrever-se
Verificar email

Pesquisa personalizada

Portal da Refrigeração e Ar Condicionado - Política de Privacidade

Sites Parceiros:
Eletrodomésticos Fórum - site parceiro do Portal da Refrigeração