Portal da Refrigeração
Google
Feeds do Portal da Refrigeração Portal da Refrigeração também  está no Twitter Veja os vídeos do Portal da Refrigeração sobre ar-condicionado e refrigeração no YouTube

Caixa para ar-condicionado - cuidado ao colocá-las


A imagem de um ar-condicionado pendurado na fachada de um prédio com certeza não é uma das mais belas visões. Para tentar melhorar a imagem é comum se recorrer a caixa para ar-condicionado.

Mas a colocação de qualquer caixa pode prejudicar o funcionamento do ar-condicionado, a ponto dele não refrigerar e em casos extremos, mesmo queimar o compressor.

Na verdade, o ideal é que não se usasse nenhuma caixa para ar-condicionado de modo a não prejudicar a entrada de ar no aparelho. Nem sempre isso é possível por motivos estéticos. Nesses casos deve-se procurar escolher a caixa com a maior quantidade de aberturas possíveis e que não tampe a parte traseira do aparelho, onde ocorre a saída do ar quente.

Entenda o motivo de algumas caixas para ar-condicionado prejudicarem os aparelhos

O calor é uma forma de energia e como tal ele não pode ser “destruído”. Na verdade, o ar-condicionado move o calor de um local onde não é desejado para outro onde ele não incomoda.

Para fazer isso, o ar-condicionado tal como o janela e o ar split fazem a exaustão do calor direcionando através de um ventilador um fluxo de ar para uma peça chamada condensador (o condensador pode ser entendido como um radiador de carro é mesmo é fisicamente parecido).

Esse ar utilizado na exaustão é captado pelas aberturas laterais e superiores do gabinete do aparelho. E ao se colocar a caixa para ar-condicionado muitas vezes ela tapa essas aberturas, dificultado a remoção do calor do condensador.

A imagem abaixo mostra como o processo ocorre:

Ao impedir a entrada  de ar pelas laterais do aparelho, a caixa para ar-condicionado pode até mesmo ocasionar a queima do compressor

Se o ar-condicionado não conseguir captar a quantidade de ar necessário para tirar o calor do condensador, o aparelho terá uma queda acentuada na capacidade de refrigerar. E na hipótese dos dispositivos de proteção do compressor falharem esse calor não retirado poderá mesmo queimar o compressor.

Para entender o efeito que uma obstrução na entrada ou saída de ar no ar-condicionado pode causar veja nosso artigo ar-condicionado, um erro frequente de instalação em um caso concreto

Caixa para ar-condicionado aceitável

Como às vezes é "necessário" colocar uma caixa para ar-condicionado abaixo mostramos uma que não impede o funcionamento do aparelho. Dê sempre preferência para as caixas com o máximo de aberturas laterais possíveis e sem nenhuma obstrução na parte traseira.

Caixa para ar-condicionado com aberturas suficientes

Caixa para ar-condicionado inadequada

A figura abaixo mostra um exemplo de caixa inaceitável na maior parte das vezes. Procure evitar modelos similares. Se o ar-condicionado não tiver muita profundidade, as entradas de ar lateral ficarão obstruídas diminuindo a capacidade de refrigeração.

Caixa para ar-condicionado que consideramos inaceitável

Share |
comments powered by Disqus
Consulte aqui seu_nome@email.refrigeracao.net
Google

Portal da Refrigeração e ar-condicionado - Política de Privacidade - diHITT - Notícias

Sites Parceiros:
Eletrodomésticos Fórum - site parceiro 
				do Portal da Refrigeração