Ar condicionado, evitando as doenças causadas por ele –

Evitando doenças respiratórias e ressecamento de pele causado pelo ar-condicionado

Fonte: Terra, 22/02/2010


Verão, em boa parte do Brasil, é sinônimo de muito calor. No Rio de Janeiro, por exemplo, há dias em que a sensação térmica beira os 50°C. Para manter o conforto, muita gente escolhe passar os dias no ar-condicionado.

De artigo de luxo, ele vem se tornando indispensável em casa, no trabalho e no carro. Mas esse refresco tem um preço que vai além do aumento na conta de luz ou no consumo de combustível: ficar muito tempo em ambientes refrigerados pode causar doenças respiratórias e o ressecamento da pele e dos cabelos.

Segundo o médico alergista Evandro Prado, o uso do ar-condicionado causa mais problemas pneumológicos do que alérgicos. “O problema do ar, para quem é alérgico, é deixar o ambiente muito frio. Isso pode desencadear sintomas em pacientes que sofrem de asma ou rinite, por exemplo”, explica ele.

Para o especialista, um ambiente fechado, de modo geral, é ruim. O ideal é que, em vez de manter o ar-condicionado ligado o tempo todo, as janelas sejam abertas em algum momento, garantindo que o ar circule. “Em caso de aparelhos muito usados, os filtros devem ser limpos a cada 15 dias, no máximo”, ensina Evandro.

Limpeza do ar-condicionado

Manter os filtros limpos impede que a poluição externa entre em casa, no carro ou no escritório, ajudando a preservar a saúde das vias respiratórias. Mas o ambiente interno também precisa estar livre de sujeira. Gente fumando, carpetes, estofados, equipamentos como impressoras e paredes pintadas recentemente, por exemplo, podem liberar substâncias nocivas que ficarão circulando e serão aspiradas, prejudicando o organismo.

Umidade retirada pelo ar-condicionado

Quando ligado por muito tempo em um ambiente fechado, o ar-condicionado diminui a umidade do ar, ressecando o muco protetor que reveste as vias aéreas. Isso destrói anticorpos e enzimas que atacam germes invasores, deixando o sistema respiratório predisposto à infecções. Consequentemente, nariz e garganta podem ficar irritados. Para minimizar o problema, existe a solução caseira de colocar uma bacia com água dentro do cômodo, perto do aparelho, ou podem ser usados umidificadores mecânicos, mais eficientes.

Usando o ar-condicionado no carro

Antes de ligar o ar-condicionado, abra um pouco as janelas. Isso permite a troca do ar dentro do veículo e ajuda a evitar problemas respiratórios. Caso o equipamento tenha ficado mais de um mês sem ser ligado, deixe funcionando por alguns minutos com o carro vazio e aberto, a fim de eliminar a poeira retida nas engrenagens, repleta de fungos e bactérias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras